O QUE É CERTIFICADO DIGITAL?

O QUE É CERTIFICADO DIGITAL?

O Certificado Digital é a identidade eletrônica de uma empresa ou de uma pessoa. Ele é usado para cumprir os compromissos fiscais de forma digital e com segurança garantida por chaves criptografadas. Ele possibilita:

  • Assinar digitalmente documentos com validade jurídica, ou seja, com firma reconhecida. Isso substitui documentos em papel e agiliza processos burocráticos.
  • Acessar sistemas com dados restritos. Existem sistemas de órgãos governamentais usados para receber e enviar informações ou alterar dados e que só podem ser acessados com confirmação de identidade devido a informações confidenciais contidas nesse sistema.
  • Trabalhar em sistemas virtuais. Atualmente realizar serviços à distância é uma grande vantagem para o prestador e para o tomador e para usar os sistemas para realizá-los é necessário comprovar a identidade. 

Existem diversos tipos de certificado digital:

O e-CNPJ é obrigatório para toda empresa (exceto MEI) para que possam se relacionar com a Receita Federal pelo portal e-CAC e realizar SPED, Siscomex e outras obrigações com o Governo. Possibilita acessar o e-Social, fazer o cadastro PIS de funcionários e emitir notas fiscais eletrônicas.

O e-CNPJ MEI/EPP ou e-Simples é para pequenas empresas optantes pelo Simples Nacionais e funciona como o e-CNPJ. Mesmo sem a obrigatoriedade, o certificado permite maior facilidade para processos burocráticos cotidianos.

O e-CPF é para pessoas físicas, garante acesso ao Detran e e-Social, à CNH Digital e Conectividade Social. Também consegue fazer declaração de imposto de renda, sacar o FGTS através da Guia de Recolhimento, serviços eletrônicos de cartório, enviar informações de previdência social (GFIP) e enviar procurações eletrônicas.

Para profissionais liberais, existe o e-Jurídico para advogados, e-Contador para contadores e e-Saúde para profissionais de saúde.

O certificado SSL (Secure Sockets Layer) permite um site e um navegador trocarem dados de forma segura. Serve para lojas virtuais, empresas e outros sites que não usam informações sensíveis de usuários.

Também há o NF-e que é apenas para emissão de nota fiscal eletrônica.

Tem também dois formatos diferentes: 

O A1 é apenas um arquivo digital, precisando ser armazenado em um computador. Sua vantagem é a permissão de backup, não correndo risco de perder e sua desvantagem é a validade de 1 ano a partir da emissão. 

O A3 pode ser armazenado em um smartcard, token ou kit com leitura. A vantagem está em sua validade de 1 a 3 anos a partir da retirada, mas pode não ser vantajoso para grandes empresas porque não pode ser baixado em diversos dispositivos.

Para adquirir um certificado, entre em contato conosco para recomendar um profissional de confiança para lhe atender.

About The Author

Leave Comment