QUAL O PAPEL DA ADMINISTRADORA NO SEU CONDOMÍNIO?

QUAL O PAPEL DA ADMINISTRADORA NO SEU CONDOMÍNIO?

A administradora tem o papel de auxiliar o síndico nas tarefas administrativas do condomínio, sendo seu braço direito e parceiro de confiança. Essas tarefas podem ser rotineiras, mas se não feita de maneira correta pode gerar sérias dores de cabeça ao síndico. Por isso, uma boa administradora precisa atender as demandas do condomínio trabalhando nas seguintes áreas:

ADMINISTRATIVA: oferecer orientação ao síndico e ao Corpo Diretivo, fazer também a cotação de orçamentos e de prestação de serviço conforme a necessidade do condomínio. 

A empresa também realiza o atendimento aos condôminos informando e orientando na solução de problemas relacionados à registro do imóvel, à pagamento do condomínio, registro de reclamações e denúncias de comportamentos contra a Convenção Coletiva/Regulamento Interno. Quanto à violação das regras do condomínio, a administradora emite notificações extrajudiciais que podem acarretar em cobrança de multa em sua recorrência.

Também há o gerenciamento de Assembleias Ordinárias, cuidando da convocação, das pautas tratadas, conduzindo a reunião e redigindo a ata da mesma.

FINANCEIRA: a ação da administradora vai desde da previsão orçamentária e planejamento financeiro quanto a própria emissão dos boletos e pagamento de contas. 

Assim, a empresa é responsável pela elaboração do rateio das despesas comuns do condomínio e da cobrança de consumo de água e gás, assim como cobrança pelo uso de salão e demais taxas. Ela faz a emissão dos boletos e controle dos pagamentos e baixas bancárias, da mesma forma faz o serviço de cobrar os contribuintes atrasados.

Há o serviço contábil e fiscal, elaborando relatórios de prestação de conta e emissão de NFs. Os relatórios contam com as arrecadações, as despesas e saldo de cada mês para que haja melhor gerenciamento destes. A administradora deve garantir a regulamentação do CNPJ do condomínio através de orientação aos síndicos sobre a Legislação vigente e do cálculo e pagamento de impostos e tributos.

ÁREA JURÍDICA: a administradora não pode prestar serviços jurídicos, mas pode oferecer consultoria tributária, trabalhista e fiscal.

Ter uma boa administração garante o bem estar dos moradores do seu condomínio, pois garante que haverá um bom caixa para as manutenções necessárias e sem dores de cabeça quanto a cobrança. 

Venha conversar conosco e tirar suas dúvidas de como fazer a administração do seu condomínio conosco!